26 de jul. de 2009

mercado de clipping crescendo....



Recortar o que sai sobre uma empresa em revista, jornal, e até mesmo, na internet e no rádio tem nome e se chama clipping.

Muito importante para grandes empresas e marcas, hoje, a assessoria por clipping torna-se um indicador importante para tomada de decisão na gestão da empresa e no conhecimento também sobre os concorrentes daquela.

A clippagem de impressos começou para Paulo Roberto Tavares da Silva há 23 anos, quando ele reunia no quarto da mãe o máximo de 6 jornais /dia. Hoje, a empresa dele conta com 80 funcionários que vasculham mensalmente, aproximadamente 170 jornais e 400 revistas assinadas pela empresa.

Com clientela de 1500 clientes, sendo 200 deles da Europa, do ramo automobilístico e da moda, a empresa de Tavares, tem o gasto de aproximadamente R$20.000,00/mês em assinaturas de impressos e rendimento que gira em torno de R$50.000,00/mês, podendo o valor de cada serviço variar de R$350,00 a R$5.000,00/mês.

Fora do mercado que o Paulo clippa atende, o empresário José Luciano do Amaral, atende há 20 anos empresas interessadas no clipping de emissoras de rádio.

Amaral acompanha 6 emissoras e o serviço fica, em média, em R$ 160,00/30min gravados(sendo entregue o material por email ou cd), rendendo mensalmente à empresa R$120mil.

Qualquer que seja o meio clippado, as empresas que fazem o clipping devem estar atentas em tornar o processo cada vez "mais eletrônico, preciso e qualitativo", segundo o consultor e especialista em marketing Emanoel Públio Diasa, para garantir maior público e sucesso.

Nenhum comentário: